terça-feira, 27 de outubro de 2009

Max Ernst em Surrealismo

Ativista no campo das artes, fez-se líder do grupo Dada de Colônia e, posteriormente, foi membro-fundador do Surrealismo, onde introduziu as técnicas de collage e fotomontagem provenientes do Dada. Criou a técnica de Frottage, a que se soma a colagem surrealista, a qual consiste na sobreposição do suporte utilizado sobre uma superfície áspera, rugosa, precionando-o sobre esta por meio do pincel ou do lápis.
Pintor franco-alemão nascido em Bruhl, Colônia. Dedicou-se aos estudos de filosofia, negligenciando-os pela pintura. Em 1911, fez seus primeiros contatos com o O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter de Wassily Kandinsky. Conhece também nesta época Guillaume Appolinaire, Robert Delaunay e Jean Arp, em Paris. Depois de lutar na I Guerra, fez-se líder do grupo Dada de Colônia.
Em 1919, trabalhando com o nome de Dadamax, ligou-se ao movimento surrealista em formação. Juntamente com Joan Miró, participou da decoração da peça Romeu e Julieta executada pela companhia de balé Diaghilev em Paris em 1926.
Associa-se, no final da década de vinte, com Alberto Giacometti, Buñuel, Salvador Dali e Paul Eluard. Em 1937, tem seus publicados pelos Cahiers d'Art nº 6-7, Paris, 1936. Com a eclosão da II Guerra Mundial, Ernst refugia-se nos EUA; no momento em que a Alemanha invadiu a França. Chegou em Nova Iorque em 1941 e lá colaborou com Breton e Duchamp no periódico "VVV". Decidiu voltar à Europa em 1958, período em que rompe definitivamente com o movimento surrealista. Faleceu em Paris, em abril de 1976.
Ana Patricia nº2 5D

Nenhum comentário:

Postar um comentário