segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Conceito
O realismo foi o movimento artistico que pretendia oferecer nas obras de arte uma representação verdadeira do mundo baseada na observação das coisas e pessoas.


Epoca e local

O realismo foi desenvolvido na segunda metade do seculo 19 ou seja de 1850 a 1900 na Europa e principalmente na França.

Os principais temas utilizados são cenas da vida cotidiana.

Os principais representantes do realismo são :
Gustavo Courbet
Jean François Millet
Honoré Daumier
ass : Maria Cristina

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Objetividade era o alvo

O termo realismo, de uma maneira geral, é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo de naturalismo.

Normalmente implica numa não idealização dos objetos representados e numa preferência por temas ligados ao homem comum, bem como à existência cotidiana.

Entretanto, em meados do Século 19, Gustave Courbet, com a crença na pintura como uma arte concreta, que deveria ser aplicada ao real, acaba por se tornar o líder de um movimento chamado Realista, juntamente com Édouard Manet.

Ass. Giulia

Introdução

O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o
naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.

O Realismo nas Artes Plásticas

O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este artista destacou-se com as seguintes telas : Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.

Literatura Realista

Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura. Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.Podemos citar como importantes obras da passagem do romantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré de Balzac, O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen de Prosper Merimée e Almas Mortas de Nikolai Gogol.Porém, a obra que marca o início do realismo na literatura é a obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras importantes obras são : Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói, Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz.

Teatro Realista

No teatro realista o herói romântico é trocado por pessoas comuns do cotidiano. Os problemas sociais transformam-se em temas para os dramaturgos realistas. A linguagem sofisticada do romantismo é deixada de lado e entra em cena as palavras comuns do povo. O primeiro representante desta fase é o dramaturgo francês Alexandre Dumas, autor de A Dama das Camélias.Também podemos destacar outras importantes peças de teatro do
realismo como, por exemplo, Ralé e Os Pequenos Burgueses de Gorki, Os Tecelões de Gerhart Hauptmann e Casa de Bonecas do norueguês Henrik Ibsen.

Ass: Giulia
NO BRASIL

A partir da extinção do tráfico negreiro, em 1850, acelera-se a decadência da economia açucareira no Brasil e o país experimenta sua primeira crise depois da Independência. O contexto social que daí se origina, aliado a leitura de grandes mestres realistas europeus como Stendhal, Balzac, Dickens e Victor Hugo, propiciarão o surgimento do Realismo no Brasil.
Assim, em 1881
Aluísio Azevedo publica O Mulato (primeiro romance naturalista brasileiro) e Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil).
Machado de Assis
Raul Pompéia
Aluízio Azevedo

Ass: Giulia
Realismo filosófico

Na Idade Média, surgiram três soluções para o problema dos universais e dos particulares, foram propostas: o realismo, o conceitualismo e o nominalismo. Para o realismo, os universais existem objetivamente, seja na forma de realidades em si, transcendentes em relação aos particulares (como em Platão, universais ante rem), ou como imanentes encontrados nas coisas individuais (como para Aristóteles, universidade in re).

História do realismo na arte

O Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XIX em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. Além de uma oposição a um realismo fotográfico. O Realismo é um movimento artístico que surgiu na França, cuja influência se estendeu a numerosos países europeus. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo também objeto de ação contra o capitalismo progressivamente mais dominador. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas falsas idealizações da paixão amorosa, bem como um crescente respeito pelo facto empiricamente averiguado, pelas ciências exactas e experimentais e pelo progresso técnico. À passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.

Realismo nas artes plásticas

Artistas do realismo
Édouard Manet
Gustave Courbet
Honoré Daumier
Jean-Baptiste Camille Corot
Jean-François Millet
Théodore Rousseau

Realismo na literatura

Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os românticos; era preciso mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Uma característica comum ao Realismo é o seu forte poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural. Se um autor desejasse criticar a postura da Igreja católica, não escreveria um soneto anticristão, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a Igreja Católica e como as pessoas reagem a ela. Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visão subjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão que procura ser objetiva, fiel, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa, o realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert

Ass.: Giulia
O Realismo;Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico. O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este artista destacou-se com as seguintes telas : Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.

Ass: Giulia
Realismo (De 1848 a 1875)O realismo destaca a realidade física através da objetividade científica e crua. Estas obras são inspiradas pela vida cotidiana e pela paisagem natural. Aparecem fortes críticas sociais e elementos do erotismo, provocando criticas dos setores conservadores da sociedade européia do século XIX. Principais pinturas: Enterro em Ornans, de Gustave Courbet; Vagão de Terceira Classe, de Honoré Daumier; e Almoço na Relva, de Édouard Manet.

Ass: Giulia
Pintor francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Manet gosta dos jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, a sua pintura seguia a estética naturalista de Zola e Maupassant. Manet foi criticado pelos temas, pela técnica, que escapava às convenções académicas. Frequentemente inspirado pelos mestres clássicos, particularmente pelos espanhóis, Manet influenciou, certos precursores do impressionismo, devido à pureza da sua abordagem. Pela sua originalidade e independência, é considerado um dos fundadores da arte moderna.Os pais queriam que Édouard, estudasse Direito, mas Manet queria ir para a marinha. Chumbou várias vezes para entrar da Escola naval, mas uma viagem num navio-escola, como marinheiro, despertou-lhe o interesse pela pintura e começou a visitar o Louvre. Os pais dão-lhe apoio para ir estudar no ateliêr do pintor e mestre Thomas Couture. Durante seis anos, Manet procurou aprender as bases técnicas da pintura e fez cópias de várias obras expostas no Louvre, depois completou os seus estudos, viajando e conhecendo museus de outros países como Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros. Manet teve um filho, com Suzanne Leenhoff, de origem holandesa, que era professora de piano, mas o pai de Manet opôs-se ao casamento e só casaram depois da sua morte. Manet deixou o atelier de Couture, por divergências artísticas. Em 1859, Manet enviou o seu primeiro trabalho, ao Salão de Paris, a obra foi recusada, o júri não estava aberto a novas ideias. Manet tinha um certo fascínio, pela arte espanhola e principalmente por Vélasquez e pintou vários quadros alusivos. Dois foram expostos no Salão dos Recusados de 1863. O quadro "O Cantor Espanhol", ganhou destaque na exposição, pelas suas cores vivas e ganhou uma menção honrosa.Manet era um jovem amigável e sociável, teve como amigos entre outros o escritor Baudelaire e vários pintores como Monet e Renoir. No seu trabalho a partir de certa altura rompe com o realismo, aproximando-se do impressionismo.Manet expôs no Salão dos Recusados, o quadro "Almoço na Relva," que foi um escândalo para época, pela nudez."Olympia" também causou reacções fortes. Era um retrato de uma jovem prostituta nua. A sua mulher foi o modelo de muitos dos seus quadros, assim como a pintora Berthe Morisot."O tocador de Pífaro" também foi recusado no Salão Oficial de Paris. Fato que fez com que Zola, escrevesse um artigo, defendendo a tela. No ano seguinte, após ser excluído do Salão Internacional, Manet promoveu com seu próprio dinheiro, uma exposição das suas obras, mas foi um fracasso.Em 1868 e 1869, Manet foi aceite no Salão Oficial. Em 1870, com a guerra franco-prussiana, Manet alistou-se a Guarda Nacional. No ano de 1881, Manet ganharia o direito de participar permanentemente do Salão Oficial sem julgamento prévio. Em 1882, apresentou o seu último quadro «Bar em Folies-Bergère».contraiu sífilis, o que lhe causou dores e paralisia parcial. Em 1883, Manet teve que amputar a perna esquerda, devido a gangrena, e morreu dias depois.

Ass.: --> Giulia 5D

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GRÉCIA - REALISMO
_________________________________________________________________